O Pensar Inclusivo
O “Pensar Inclusivo” é um termo que utilizamos para distinguir a concepção de um conteúdo que leva a acessibilidade em consideração, ou seja, um conteúdo que poderá ser completamente decodificado por uma pessoa com deficiência sensorial, sem a necessidade de adaptação posterior.
O termo surgiu em nosso capítulo “O pensar inclusivo no poder criativo de projetos de eventos: um benefício para a acessibilidade.”, que faz parte do livro “Ao vivo e a Cores – relatos de casos de audiodescrição de eventos ao vivo”. Nele, nós levamos ao conhecimento do leitor uma série de experimentos que vão desde a adaptação de palestra sobre renda variável, até peças de teatro com experiências sensoriais para pessoas com deficiências visual e auditiva.
Nesta perspectiva, passamos a ministrar palestras, produzir atividades e discutir possibilidades de projetos com os seguintes questionamentos:
Quanto do seu conteúdo já pode ser pensado de forma a incluir todos os públicos?
O que é considerado um conteúdo com pensar inclusivo?
Estas e outras questões contemplam as produções da Para Todos Verem e contribuem para as adaptações sugeridas a nossos clientes e parceiros.
Vamos pensar inclusivo?
Podcast Pensar Inclusivo
O programa é apresentado por Fabrício Branchini Beltramini e Mari Sabino. A cada episódio, trazemos discussões e novidades sobre inclusão e acessibilidade comunicacional em diferentes setores do mercado.
Acesso pelo Spotify, Google Podcasts e no canal do YouTube da Para Todos Verem.
Descrição da imagem:
O logo do Pensar Inclusivo consiste em um quadrado com fundo branco, com a silhueta de uma cabeça voltada para o lado esquerdo. Ela é preenchida por uma pintura abstrata em tons de verde, vermelho, roxo e laranja. Da cabeça, sai uma grande nuvem no mesmo tom. Sobre a nuvem, está escrito, pensar em azul e logo abaixo, inclusivo, em branco.
No canto inferior direito do quadrado, o logo da Para Todos Verem.