Para Todos Verem

Comunicação acessível para eventos

Comunicação acessível para eventos

A comunicação acessível em eventos, sejam eles realizados ao vivo, online ou gravados, resulta da utilização dos recursos de audiodescrição, Libras, legenda descritiva, entre outros serviços especializados.

Produção de conteúdo acessível

Inserção dos recursos de acessibildade - janela de Libras, audiodescrição e legenda descritiva - em vídeos institucionais, filmes, fotos, ilustrações entre outros materiais audiovisuais.

Acessibilidade nas redes sociais

As redes sociais são importantes ferramentas não só para relacionamento, mas para divulgação do seu negócio. Para uma comunicação eficaz com o público não vidente, oferecemos serviços não só de audiodescrição da comunicação visual, mas de adaptação do conteúdo. Visite nossas redes sociais e conheça um pouco sobre este trabalho.

Ações conjuntas

SOBRE A AUDIODESCRIÇÃO AO VIVO

O trabalho da audiodescrição ao vivo pode ser realizado por acompanhamento direto ao ouvinte (técnica de sopro) ou por meio de captação da voz dos intérpretes. utilizando transmissores e cabine acústica.

Mesmo realizado simultaneamente à apresentação de um espetáculo, palestra ou visita guiada, por exemplo, o trabalho de audiodescrição pede a elaboração prévia de um roteiro, com o estudo do tema e a validação de um consultor.
Para o acesso à audiodescrição simultânea, o ouvinte necessitará do auxílio de receptores com fones de ouvido, conectados à cabine acústica.

SOBRE UMA PRODUÇÃO COM COM COMUNICAÇÃO ACESSÍVEL

Um conteúdo com acessibilidade comunicacional precisa abranger as linguagens que atendem às diferentes demandas das pessoas com deficiência.
Para garantir uma comunicação eficaz, o ideal é utilizar-se dos diferentes recursos oferecidos hoje pelo mercado, também no intuito de atender pessoas oralizadas ou não pelo idioma tratado no conteúdo.
Seja para um contéudo gravado ou apresentação ao vivo, a comunicação acessível com os diferentes públicos de interesse se faz necessária e deve ser trabalhada junto a profissionais capacitados e aos recursos que a viabilizam.

SOBRE AS DIFERENTES LINGUAGENS E RECURSOS

LIBRAS: Linguagem utilizada por pessoas com deficiência auditiva para a comunicação com outras pessoas, sejam elas surdas ou ouvintes.
LSE - Legenda para Surdos e Ensurdecidos: Método que transforma áudios - com suas diferentes especificações - em texto. É direcionado para pessoas surdas e com baixa audição.
Audiodescrição: Recurso que transforma o visual em verbal, por meio de informação sonora. É direcionado às pessoas não-videntes e com baixa visão.
Braille: Sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão.

Pular para o conteúdo